top of page

Sobre o grupo de artesanato do MMIB

O Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB) é uma associação sem fins lucrativos, que atua desde 1998 nas áreas do gênero e do direito das mulheres, nas questões ambientais e de desenvolvimento social da Ilha de Cotijuba e de ilhas do entorno (Jutuba, Paquetá, Ilha Nova e Urubuoca). O MMIB se dedica a promover os direitos da mulher e as relações de gênero, bem como, a educação, as questões ambientais e a sustentabilidade.

 

Em 2009, o MMIB criou o Grupo de Artesanato de biojoias, através do projeto Escola Ribeirinha de Negócios, com financiamento da Bovespa Social (hoje BVSA) e apoio da Sambazon. O objetivo era garantir oportunidade para a geração de renda a partir da produção sustentável de biojóias. Foi o primeiro grande projeto de geração de renda do MMIB, que teve como executor o Instituto Peabiru em um primeiro momento e posteriormente a Mapinguari Design.

​

Atualmente o Grupo de Artesanato permanece ativo, com o projeto Escola Ribeirinha de Ribeirinha, realizado pelo Instituto Peabiru com patrocínio do Instituto Renner. A iniciativa tem como foco aumentar a capacidade comercial e de gestão do grupo, com o objetivo de aumentar a posição da mulher e a inclusão social das mesmas.

bottom of page